sexta-feira, 2 de abril de 2010

Em Aracati a tradição cristã da celebração da Semana Santa ganha força através do trabalho de diversos grupos de teatro; ainda que versando sobre a mesma temática (a paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo) Os espetáculos produzidos pelos grupos Frente Jovem, Associação Paixão de Cristo, Grupo Dias, Grupo Lua Cheia e Teatro de Bonecos Francisca Clotilde apresentam características bem distintas numa demonstração de engenho artístico e dramatúrgico.


Em 1997 o Grupo Lua Cheia e o Teatro de Bonecos Francisca Clotilde firmaram parceria para a cooprodução do espetáculo A Paixão de Cristo para teatro de bonecos de vara. A trilha do espetáculo contou com a participação de grandes artistas a exemplo de Ricardo Freitas, Betto Lins, Silvanise Ponciano,Manuel Lima, Marciano Ponciano, Hélio Santos entre outros. Nesta sexta feira (02/03) o espetáculo será exibido pela FM Canoa Quebrada como parte da programação dos 20 anos de fundação do Grupo Lua Cheia.

Na praia de Quixaba a Paixão de Cristo será ambientada no cenário natural das falésias. O espetáculo é organizado pela própria comunidade praiana através da Associação Cultural Paixão de Cristo. O espetáculo conta com um elenco de 250 pessoas, entre atores e figurantes, além de uma cidade cenográfica já montada para a apresentação. São aguardadas milhares de pessoas para assistirem à encenação da comunidade, que atua há 12 anos na história sagrada. A peça é produzida pela J.A. Lima Produções, que todos os anos realiza em Canoa Quebrada um festival de cinema para a comunidade.

Na sede do município, O centro histórico de Aracati também foi palco da história mais contada em todo o mundo. Os adolescentes do Grupo Dias de Teatro, do Instituto São José, fazem encenação desde o dia 31/04 da Via-Sacra. Os alunos recontam a história da Paixão de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Na produção do espetáculo, foram desenvolvidas oficinas de fabricação de adereços e de interpretação de atores. O grupo tem a direção da professora Silvanise Ponciano.

Também na sede do município acontecerá a representação da Paixão de Cristo encenada pelo Grupo Frente Jovem que este ano completa 25 anos de sua fundação e da encenação do espetáculo. O grupo retoma a experiência de sucesso de outros anos e incluirá dentre outras coisas uma procissão de barcos pelo Rio Jaguaribe e no centro histórico um cortejo iluminado por tochas que incluirá carruagens e a cavalaria romana. O ápice do espetáculo ocorrerá em frente à igreja Matriz de Aracati.


Programe-se:

A Paixão de Cristo de Aracati
Grupo Frente Jovem
Dias 1 e 2 de abril, às 20h
Patrimônio Histórico de Aracati e em frente à igreja Matriz

Via Sacra
Grupo Dias de Teatro
Dia 31- Centro Histórico de Aracati e adro da Igreja Matriz
Dia 1- São José do Lagamar/Jaguaruana-CE às 18h.


Uma Paixão em Nossos Corações
Associação Cultural Paixão de Cristo
Dia 2- Praia de Quixaba. Início às 17h.

Paixão de Cristo
Grupo Lua Cheia e Teatro de Bonecos Francisca Clotilde
Dia 2- Transmissão pela FM Canoa, 96,9 Mhz às 12h.

Ouça também pela web:www.canoafm.com.br

0 comentários: