segunda-feira, 29 de março de 2010

Dias de Paixão. Dias de Teatro



O grupo Dias de Teatro, do Instituto São José, sob a direção da professora Silvanise Ponciano, há sete anos vem transformando o centro histórico de Aracati em um grande teatro a céu aberto, durante a encenação da Via Sacra. Os alunos vicentinos percorrem as ruas da cidade levando emoção a uma platéia atenta, na Semana Santa. Os moradores transformam-se em figurantes, abrindo as portas de suas casas para os alunos que param diante das residências refletindo sobre as estações do calvário percorrido por Jesus Cristo. Essencialmente composto por jovens estudantes do Instituto São José, o grupo constitui uma homenagem a Eduardo Alves Dias, médico, poeta e dramaturgo, um dos maiores incentivadores das manifestações culturais em nossa cidade.
No dia 18 de março o Grupo completou sete anos de existência e de muita persistência e determinação. Em nossas aulas trabalhamos com oficinas, projetos e vários espetáculos como: Brincando de Poesia, A Saga Vicentina de autoria de Marciano Ponciano, Aracati, Quem Conta Se Encanta, O Vento e o Tempo de autoria de Marciano Ponciano, Os Viajantes de autoria de Maria Clara Machado, Nossa Gratidão de autoria de Moacir Morran, Esquetes Teatrais, Ilustríssimos Senhores dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi, dentre outros.
Para esta encenação desenvolvemos oficinas de adereços e de interpretação. Todos os espetáculos são desenvolvidos pelos próprios alunos/atores. Assim eles aprendem a desenvolver a sua criatividade, percepção e senso crítico.
Este ano apresentaremos a Via Sacra no Centro Histórico e na Matriz no dia 31 e no dia 01 em São José de Jaguaruana.
A Via Sacra é um espetáculo de cunho religioso, onde a sociedade Vicentina e Aracatiense através das cenas passam a reviver o grande sofrimento de Jesus Cristo em sua via-crucis.


Silvanise Ponciano
Diretora do Grupo Dias de Teatro


AGENDA CULTURAL

Grupo Dias de Teatro
Dia 31 - Centro Histórico de Aracati
Hora: 8h
E no Largo da Matriz às 20h
Dia 01/04 – São José de Jaguaruana
Hora: 18h
Dia 02/04 - Vila São Rafael
16h

3 comentários:

Marciano Ponciano disse...

Parabéns ao Grupo Dias de Teatro pela importante colaboração que tem dado à cena teatral aracatiense. A força de sua expressão é fruto de árduo trabalho desenvolvido com grande afeto pois tudo o que faz o faz com amor.

Marciano Ponciano disse...

Gostaria de parabenizar o brilhante trabalho desenvolvido pelo Grupo Dias de Teatro. A cada passagem da Paixão de Cristo, presente no espetáculo "Via Sacra" percebo a grandeza de vosso trabalho e sinto que há muito amor ao teatro em tudo o que fazem.

Anônimo disse...

meu nome é mario césar,Sou do são josé do lagamar quero parabenizar toda a equipe pelo trabalho desenvolvido e dizer que vcs não são bons e sim maravilhosos, fazem as coisas com sinceridade e com muito amor, parabenizo a todos vcs, continuem assim mostrando o seu talento que de certeza tem muito brilho.e espero que vcs voltem muitas vezes a nossa comunidade mostrar o trabalho excelente de vcs..parabéns