O Grupo Dias de Teatro encena o Auto de Natal – Ilustríssimos Senhores desde o ano de 2008. O grupo em sua turnê cultural esteve em Fortaleza no dia 17 de dezembro com o Auto de Natal: Ilustríssimos Senhores. Foi um momento marcante para os Jovens Atores. O citado Grupo em sua caminhada de quase oito anos de existência já vivenciou experiências incríveis, mas a apresentação que houve no Hospital César Cals foi de uma emoção contagiante, onde os pacientes, funcionários e religiosos obtiveram no momento da apresentação. Além da emoção levamos a alegria e momento de fé para a família do Hospital César Cals.
O espetáculo: Ilustríssimos Senhores faz parte do repertório do Grupo Dias de Teatro. O texto de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi remontam a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. A busca por um lugar seguro para o Menino nascer é reforçada por questionamentos sócio-políticos muito bem articulados no texto através das personagens: Senhor de Terras, Burguês e Mulher do Povo. A temática do nascimento do Menino Jesus no texto Ilustríssimos Senhores reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens.
O Grupo denomina Dias sob duas significações: Homenagem ao Dr. Eduardo Alves pela estreita relação com a história do Instituto São José e por ser, o mesmo, uma das personalidades de grande influência no passado cultural de Aracati, erudito e popular. O outro significado tem relação com a dinâmica do grupo e seus encontros diários, estreitamente ligados à filosofia vicentina.
A iniciação em teatro, sob a orientação da atriz Silvanise Ponciano, se dá através de aulas práticas e teóricas em que além de atuar, os alunos aprendem a confeccionar cenários, adereços, etc., utilizados nas montagens do grupo. Nesse sentido os jovens do Instituto São José, se vêem envolvidos no universo plural da arte. Ali eles desenvolvem habilidades e competências inerentes ao trabalho com teatro.
O teatro do Grupo Dias reafirma, e ao mesmo tempo transcende a prática pedagógica efetivada no Instituto São José, dada a sua presença marcante em eventos de grande porte realizados em Aracati, numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história. Outra vertente do grupo que merece destaque é a sua atuação em defesa da memória e patrimônio cultural da cidade de Aracati. Assim sendo, história e educação se mesclam na perspectiva da promoção do conceito de educação patrimonial.
Silvanise Ponciano
Texto
Jairo Lima e Lúcio Lombardi
Figurino
Ricardo Freitas
Adereços
O Grupo
Agenda Cultural
Dia 17 de Dezembro – Hospital César Cals às 10h - Fortaleza
- Apresentação Particular – Condomínio Oceon Palace – Beira Mar - Fortaleza
Dia 22 de Dezembro – Vila São Rafael – Aracati
Dia 25 de Dezembro – Cohab - Aracati
O Grupo Dias de Teatro estará se apresentando em Fortaleza no dia 17 de dezembro com o Auto de Natal: Ilustríssimos Senhores. Será um momento marcante para os Jovens Atores. O citado Grupo em sua caminhada de quase oito anos de existência já vivenciou experiências incríveis, mas essa que acontecerá no dia 16 será inesquecíveis, onde levaremos a alegria e o momento de fé para os enfermos dos Hospitais César Cals e São José.
O espetáculo: Ilustríssimos Senhores faz parte do repertório do Grupo Dias de Teatro. O texto de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi remontam a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. A busca por um lugar seguro para o Menino nascer é reforçada por questionamentos sócio-políticos muito bem articulados no texto através das personagens: Senhor de Terras, Burguês e Mulher do Povo. A temática do nascimento do Menino Jesus no texto Ilustríssimos Senhores reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens.
Direção
Silvanise Ponciano
Texto
Jairo Lima e Lúcio Lombardi
Figurino
Ricardo Freitas
Adereços
O Grupo
Agenda Cultural
Dia 17 de Dezembro – Hospital César Cals às 10h - Fortaleza
- Hospital São José às 17h - Fortaleza
- Apresentação Particular – Condomínio às 20h- Fortaleza
Dia 22 de Dezembro – Vila São Rafael às 20h – Aracati
Dia 25 de Dezembro – Cohab às 20h - Aracati
A apresentação surgiu de uma pesquisa com as diversas poesias, onde os artistas: Amélia Gomes, Bruno Brasil e Winicius Sena deram vida a poética do citado autor.
Esse lançamento fez parte dos festejos dos 20 anos do Grupo Lua Chea de Teatro. O evento ocorreu no Instituto do Museu Jaguaribano.
Um evento de grande porte para a cidade de Aracati.
Parabéns a todos que fazem parte do ISJ.
O Grupo Lua Cheia e A Associação Artístico Cultural Lua Cheia, celebraram no dia 28 de agosto, vinte e 15 anos respectivamente de suas fundações. O evento alusivo a estes aniversários será celebrado em grande estilo com a seguinte programação cultural:
- Exibição do clip de filme "É belo ver o Lua Cheia";
- Rosângela Ponciano e Netinho Ponciano;
- Recital 'aracaty' com o grupo Dias de Teatro;
- Homenagem: 'As faces do Lua Cheia'.
- Lançamento do livro: 'aracaty' de autoria do dramaturgo Marciano Ponciano.
- Sessão de autógrafos.
Ficamos super lisonjeados em fazer parte dessa história tão bela.
O evento ocorreu no Solar das Clotildes na Rua Grande.
Viva arte aracatiense!!! Viva o Aracati!!!
No dia 25 de agosto o vereador Ricardo José de Oliveira Silva, através da Moção de Congratulação no. 45/2010, homenageou o Grupo Dias de Teatro pelo empenho empreendido na realização do Dia Municipal de Prevenção às Drogas.
O Grupo Dias de Teatro participou do evento que tinha como tema: “Drogas, prevenir é o melhor remédio” com o esquete teatral: "A última Carta de Um Adolescente" que foi encenado pelo ator Rafael Lima.
O citado evento ocorreu no dia 18 de agosto de 2010. O ISJ levou a experiência do projeto " Jovem que ama a vida não usa drogas" criado pela professora Arlete Gondim e executado pelos demais professores, alunos e funcionários.
Foi uma noite de muita arte e de reflexão!
No dia 22 de julho o Grupo Dias de Teatro participou do VI Festival de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular-FESTMAR com a encenação do Recital: "Aracat- Violação ao Patrimônio Histórico do saudoso jornalista aracatiense Antônio Figueiredo Monteiro.
A apresentação ocorreu em frente ao Casarão onde nasecu o Romancista aracatiense Adolfo Ferreira Caminha.
Atores
Amélia Gomes
Bruno Brasil
Clairton Andrade Filho
Nicolas Monteiro
Winicius Sena
Na passagem do seu vigésimo aniversário de fundação, o Grupo Lua Cheia de Teatro participará do VI Festival de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular-FESTMAR com a encenação da peça “Por que Adolfo Caminha?” A dramaturgia, constituída por uma colagem de textos a partir de escritos dos autores Marciano Ponciano e Marcelo Costa, apresenta para a cidade de Aracati seu filho mais notável: Adolfo Caminha. A montagem busca expor questões já existentes como a própria história do escritor e confrontá-las frente às agruras do descaso à sua memória e legado.
Sob a ótica imagética busca expor imagens, ora estáticas ora em movimento, que dão a impressão de o espectador estar frente a um álbum de fotografias antigas. Na peça a casa (em que nasceu Adolfo Caminha), a rua e a cidade encontram sua face dramática através da qual busca-se estabelecer junto à plateia a reflexão sobre a apropriação de valores, resgate da memória deste escritor e revitalização do Centro Histórico de Aracati.
Por que Adolfo Caminha?
Grupo Lua Cheia
Dia 22 (quinta-feira) às 19h
Casa de Adolfo Caminha, Rua Grande.
O FESTMAR acontecerá de 21 a 24 de julho nas ruas e monumentos do patrimônio histórico de Aracati e contará com a participação de 15 grupos cearenses.
O frio da encantadora cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, brilhou o sol do Ceará, conheceu o calor, a força e o brilho da Terra da Luz e a brisa mansa do Aracati que, prazerosa, trouxe o Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar 2010, na categoria 4º ano: Marcos Vinícius de Morais Barreto.
Misturado a tantas belezas naturais de Poços de Caldas, destacou-se uma beleza ímpar: um menino de 09 anos que joga xadrez com o amor, seriedade e concentração de “gente grande”. Agora o Aracati tem o Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar na categoria 4º ano, fato inédito em nossa cidade.
O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2010 aconteceu na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, reunindo mais de 480 enxadristas de 178 escolas.
O evento teve como finalidade apontar os campeões brasileiros nas categorias de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
Do Ceará apenas Marcos Vinícius participou, representando o Instituto São José, de Aracati. Na disputa com os melhores do Brasil, na sua categoria (4º ano), sagrou-se Campeão Brasileiro.
Com Marcos Vinícius, Aracati vai escrevendo uma história de vitórias no xadrez em outras cidades, mostrando os valores dessa terra que não se cansa de reinventar a vida e revelar novos valores. E o Instituto São José, já nas vésperas de completar 80 anos, tem mais uma história de vitória para celebrar.
Parabéns, Marcos Vinícius! Parabéns aos seus pais, Professor Aldênio e Dra. Rosângela Morais! Parabéns, Professor Mateus Diogo! Parabéns Instituto São José!
“Lágrimas de Uma Santa” é um filme estrelado por um grupo de estudantes do 2º Ano A do Ensino Médio do Instituto São José. Estará na Amostra no Curta Canoa 2010.
A história se passa na década de 90 e relata a missão e o martírio de Lindalva Justo de Oliveira no Abrigo Dom Pedro II, Bahia. O roteiro é uma adaptação do livro “O Sorriso de Lindalva”. Contando com trechos verídicos nas falas dos personagens.
Com gênero dramático, o grupo busca sensibilizar o seu público, mostrando de maneira explícita e convincente a ação do assassinato dessa Irmã de Caridade num ato desesperado de ciúmes, luxúria e ódio.
Jesus Cristo subiu ao calvário, assim como Lindalva subia a escada de sua enfermaria. “Lágrimas de Uma Santa” tem a capacidade de prender a atenção através dos seus principais ingredientes: adrenalina, emoção e muita espiritualidade.
Dia: 24/09/10
Hora: 19h
Local: Rua Grande em frente ao Casarão Dr. Valdir Menezes (aolado da antiga Rádio Cultura)
Ficha Completa
Lágrimas de Uma Santa
Gênero: Drama – Baseado em Fatos Reais
Diretor: Bruno Brasil, Silvanise Ponciano
Roteiro: Ygo Prudêncio
Elenco: Amélia Gomes, Clécia Vitalino, Débora Oliveira, Diego Ramon, Laryssa Solheiro, Priscila Nayane, Rubens Tomáz, Valessa dos Santos, Ygo Maia
Edição: Davi Félix
Ano: 2010
Duração: 50min e 45seg
Cor: Colorido
País: Brasil
Local de Produção: Aracati-Ce
Filme Produzido: 2º Ano A do Ensino Médio do Instituto São José
Vá ao Cinema.
O Grupo Dias participou do XIV Jogos das Ecolas Vicentinas no dia 28 de junho com o momento de Espiritualidade. Esse ano foi em Fortaleza e encenamos o Esquete Teatral: Profetas da Caridade com o tema escolhido pelo SOR: "São Vicente e Santa Luisa queremos reavivar a chama da Caridade na diversidade".
A apresentação foi na Capela do Pequeno Grande no Colégio da Imaculada Conceição.
Direção
Silvanise Ponciano
Texto
Irmã Julma Neo
Adaptação
Bruno Brasil e Silvanise Ponciano
Adereços
Bruno Brasil
Atores
André Juarez
Bruno Brasil
Carlos Viana
Ingrid
Luis Henrique Viana
Nilberto Neto
Pâmela Lima
Rafael Lima
Rafaela
Sara Lima
Valessa dos Santos
Winicius Sena
Ygo Prudêncio
Participação
Milena
Nayara
Agradecimentos Especiais
Ao Nosso Deus
Pais
Irmã Rosalie Vieira
Haydée Sena
Douglas
Seu Chico
Parabéns a todos que colaboraram.
No dia 12 de junho o Grupo Dias de Teatro abrilhanta o São João do Instituto São José com sua critividade, harmonia e talento. Desenvolvemos oficinas de adereços e criação de texto. Obtemos resultados impressionantes. O público pode prestigear o trabalho do grupo dando suas baos gargalhadas.
Parabéns Grupo Dias de Teatro.
Ficha Técnica
Direção
Silvanise Ponciano
Texto
Emílio Costa
Adereços
O Grupo
Figurino
Bruno Brasil
Ator/ Personagem
Valessa dos Santos/ Chiquinha (noiva)
Clairton Andrade Filho/ Flavinho (noivo)
Fernando Moura/ Nhô Bento (pai da Chiquinha)
Rafaela/ Nhá Rita (mãe da Chiquinha)
Bruno Brasil/ Nhô Pedro (pai do Flavinho)
Amélia Gomes/ Nhá Dita (mãe do Flavinho)
Antônio Carlos/ Oficial
Winicius Sena/ Coronel
Agradecimentos
Ao nosso Deus
Aos Pais
Irmã Rosalie Vieira