domingo, 19 de dezembro de 2010



O Grupo Dias de Teatro encena o Auto de Natal – Ilustríssimos Senhores desde o ano de 2008. O grupo em sua turnê cultural esteve em Fortaleza no dia 17 de dezembro com o Auto de Natal: Ilustríssimos Senhores. Foi um momento marcante para os Jovens Atores. O citado Grupo em sua caminhada de quase oito anos de existência já vivenciou experiências incríveis, mas a apresentação que houve no Hospital César Cals foi de uma emoção contagiante, onde os pacientes, funcionários e religiosos obtiveram no momento da apresentação. Além da emoção levamos a alegria e momento de fé para a família do Hospital César Cals.

O espetáculo: Ilustríssimos Senhores faz parte do repertório do Grupo Dias de Teatro. O texto de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi remontam a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. A busca por um lugar seguro para o Menino nascer é reforçada por questionamentos sócio-políticos muito bem articulados no texto através das personagens: Senhor de Terras, Burguês e Mulher do Povo. A temática do nascimento do Menino Jesus no texto Ilustríssimos Senhores reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens.
O Grupo denomina Dias sob duas significações: Homenagem ao Dr. Eduardo Alves pela estreita relação com a história do Instituto São José e por ser, o mesmo, uma das personalidades de grande influência no passado cultural de Aracati, erudito e popular. O outro significado tem relação com a dinâmica do grupo e seus encontros diários, estreitamente ligados à filosofia vicentina.

A iniciação em teatro, sob a orientação da atriz Silvanise Ponciano, se dá através de aulas práticas e teóricas em que além de atuar, os alunos aprendem a confeccionar cenários, adereços, etc., utilizados nas montagens do grupo. Nesse sentido os jovens do Instituto São José, se vêem envolvidos no universo plural da arte. Ali eles desenvolvem habilidades e competências inerentes ao trabalho com teatro.

O teatro do Grupo Dias reafirma, e ao mesmo tempo transcende a prática pedagógica efetivada no Instituto São José, dada a sua presença marcante em eventos de grande porte realizados em Aracati, numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história. Outra vertente do grupo que merece destaque é a sua atuação em defesa da memória e patrimônio cultural da cidade de Aracati. Assim sendo, história e educação se mesclam na perspectiva da promoção do conceito de educação patrimonial.


Direção
Silvanise Ponciano


Texto
Jairo Lima e Lúcio Lombardi

Figurino

Ricardo Freitas

Adereços

O Grupo

Agenda Cultural

Dia 17 de Dezembro – Hospital César Cals às 10h - Fortaleza

- Apresentação Particular – Condomínio Oceon Palace – Beira Mar - Fortaleza

Dia 22 de Dezembro – Vila São Rafael – Aracati

Dia 25 de Dezembro – Cohab - Aracati

0 comentários: