sexta-feira, 7 de março de 2008

As ruas da cidade de Aracati serão cenário para a representação da Via-crucis do Senhor. Há 5 anos o Grupo Dias de Teatro, que tem à frente a entusiasta atriz Silvanise Ponciano, realiza a via-sacra em Aracati. Essencialmente composto por jovens estudantes do Instituto São José, o grupo constitui uma homenagem a Eduardo Alves Dias, médico, poeta e dramaturgo,um dos maiores incentivadores das manifestações culturais em nossa cidade. Em entrevista, Silvanise Ponciano nos fala sobre os projetos do grupo e a dimensão transformadora do teatro.


1. Há quantos anos o Grupo Dias de teatro realiza a Via-Sacra?
Este ano fará cinco anos.


2. Quantos jovens são envolvidos na realização deste evento? Qual a faixa etária?
Vinte atores. De 12 a 17 anos


3. Quando o Grupo iniciou este trabalho? O que o motivou?
No ano de 2004. A motivação veio através de algumas encenações feitas na rua. A questão da divulgação do nosso trabalho. Então chegamos à conclusão que seria de tal importância a Via Sacra onde repassamos de maneira sutil a Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para a sociedade Vicentina e Aracatiense.


4. As intervenções em teatro na semana santa ocorrem em que espaço? Sempre foi assim?

Na rua. Não, antes era feito no colégio. Então resolvemos expandir para a sociedade aracatiense.


5. Como se dá a produção de todo o material cênico (cenário, figurino, adereços, etc.)?
Através de oficinas. Onde os alunos e os pais contribuem para a construção do material cênico.

6. Quem é o responsável pela dramaturgia? Como isso acontece?
Uma parte do texto pertence à Bíblia e ao escritor aracatiense Marciano Ponciano. Através de pesquisas.


7. O nome do Grupo Dias de Teatro é uma homenagem ao saudoso animador cultural Dr. Eduardo Dias. Como aconteceu essa escolha?
O grupo no início era identificado por Grupo de Teatro do Instituto São José. Era muito extenso, não surtia efeito. Precisávamos de um nome que tivesse alguma história com o Colégio. Foram vários nomes citados pelos alunos, alguns eram até engraçados como: Cia de Teatro Estrela Guia, Cia. Carrossel, Grupo de Teatro Balão Mágico... Pensamos na guerreira Irmã Timbó, mas ela já levava o nome da Biblioteca do Instituto. Sentíamos a necessidade de nossa identidade cultural. Somente no ano de 2004 conversando com o Marciano Ponciano foi citado o Dr. Eduardo Alves Dias sob duas significações: Homenagem ao mesmo pela estreita relação com a história do Instituto São José e por ser uma das personalidades de grande influência no passado cultural de Aracati, erudito e popular. O outro significado tem relação com a dinâmica do grupo e seus encontros diários estreitamente ligados à Filosofia Vicentina.


8. Quais foram os trabalhos mais significativos para o grupo?
Aracati, Quem Conta Se Encanta (curiosidades, fatos e poesias aracatienses), O Vento e o Tempo de autoria de Marciano Ponciano, a Via-Sacra. Mais temos um carinho enorme pela Saga Vicentina também de autoria de Marciano Ponciano que foi através dele que pudemos divulgar o nosso trabalho na capital Fortaleza no ano de 2007.


9. Qual o mais recente trabalho? De que trata?
Uma esquete teatral: Você me diz te amo? Da ausência de afeto da família.


10. O Grupo conta com o apoio do Instituto São José?
Sim. Temos vários apoios que gostaria de citar: A mecanografia na pessoa de Sueli Mendes, o Laboratório de Informática na pessoa de Leoneide, a Secretaria na pessoa de Liduina Costa, a Biblioteca na pessoa de Adênia Barreto, Maria Haydée, os Funcionários: Seu Chico, Seu Jesus, Xavier, Jaqueline, Francisca, D. Mazé... Pais e amigos Professores: Lúcia Helena, Mendes, Magdalena, Socorro Barreto, Edvan Varelo, Mirela Costa... E a Irmã Rosalie Vieira atual diretora.


11. Qual será a programação do Grupo para a via-sacra de 2008?
Início às 7h30 no dia 14 de Março. Onde percorreremos pela Rua Coronel Alexandrino próximo ao INSS e seguiremos pela Rua Grande até a Capela da Medalha Milagrosa. E estamos pensando em fazer outras intervenções no dia 18 no Bairro de Fátima às 19h. E também no interior.



Entrevista cedida ao site: www.luacheia.art.br

0 comentários: