quinta-feira, 27 de outubro de 2011


O Instituto São José (ISJ) é indubitavelmente um reduto de grandes artistas. Presente em Aracati há mais de oito décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade, o ISJ é um referencial não só para educação como também para a história do teatro em Aracati.




O Grupo denomina Dias sob duas significações: Homenagem ao Dr. Eduardo Alves pela estreita relação com a história do Instituto São José e por ser, o mesmo, uma das personalidades de grande influência no passado cultural de Aracati, erudito e popular. O outro significado tem relação com a dinâmica do grupo e seus encontros diários, estreitamente ligados à filosofia vicentina.






O teatro do Grupo Dias tem a frente a diretora Silvanise Ponciano, assim o grupo reafirma, e ao mesmo tempo transcende a prática pedagógica efetivada no Instituto São José, dada a sua presença marcante em eventos de grande porte realizados em Aracati, numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história.


Outra vertente do grupo que merece destaque é a sua atuação em defesa da memória e patrimônio cultural da cidade de Aracati. Assim sendo, história e educação se mesclam na perspectiva da promoção do conceito de educação patrimonial.


E este ano ao completar seu oitavo ano de existência na cidade dos Bons Ventos, tem a honra e a gratidão de homenagear a sua cidade com os três espetáculos que foram marcos na história do Grupo e elevou a cidade de Aracati para além das fronteiras. São eles: SAGA VICENTINA retratando a vida dos fundadores do Instituto São José, A PAIXÃO DE CRISTO que foi contemplado no VI Edital Ceará da Paixão e a SAGRADA FAMILIA onde enfatiza o amor.

Parabéns Grupo Dias e o ARACATI.













2 comentários:

Edson Virginio disse...

GRUPO DIAS DE TEATRO, UMA REFERÊNCIA, UMA LINGUAGUEM, QUE SE TRADUZ EM PERFORMANCES CÊNICAS. TAL QUAL O ILUSTRE A QUE FAZ JUS O NOME, A EDUCAÇÃO É A META PRA DESVELAR O CONHECIMENTO. ESTE APLICADO EM TRANSVERSALIDADE, ATRAVÉS DA ARTE ATINGINDO OS DIVERSOS SABERES. INTERMEDIADO POR TANTAS PERFORMANCES É POSSÍVEL SABER A TRADUÇÃO DE TANTOS INDÍCIOS DA EXISTÊNCIA HUMANA: AMOR, LINGUAGEM, GESTO, COR E BRILHO. ASSIM REVELA-SE O GRUPO DIAS DE TEATRO. APLAUSOS!!!!

SILVANISE PONCIANO disse...

É INCRÍVEL A ENERGIA POSITIVA QUE TEMOS: EU E MEUS ALUNOS. SOMOS FORTES!!! POIS QUEM TEM DEUS CONSIGO JAMAIS SERÁ DESPREZADO! NÃO POSSO DESALENTAR DOS IDEAIS!!! A ARTE NOS FAZ COMPREENDER ISSO, SE ACREDITAMOS, SE TEMOS UM GRUPO FORTE QUE VER EM VOCÊ O FORTALECIMENTO, JAMAIS PODERÁS DEIXAR AS BARREIRAS ULTRAPASSAR O QUE ACREDITAS!!! DIGO E REPITO O GRUPO DIAS DE TEATRO É MUITO ESPECIAL ASSIM COMO O LUA CHEIA - FILHO/MÃE. UM SER QUE CARREGA CONSIGO O BEM, DE FORMA ALGUMA SERÁ ABANDONADO! AGRADEÇO DE TODO CORAÇÃO AOS MEUS ALUNOS, MINHA FAMÍLIA, AOS PAIS E EM ESPECIAL A DEUS. AMO-OS.