domingo, 31 de maio de 2009
Momento do Grupo Dias de Teatro no Solar das Clotildes com o RecitalCenopoético: Oração da Mãe de Autoria: Gabriel Chalita - 30/05/2009.








A presidente do Solar,Rosângela Ponciano agradecendo a participação do Grupo Dias de Teatro.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dias de Teatro no Solar

O Grupo Dias de Teatro, do Instituto São José, estará participando da Celebração de Coroação de Nossa Senhora que acontecerá no Solar das Clotildes, no próximo sábado (dia 30 de maio). Sob a direção da professora e diretora de teatro Silvanise Ponciano, o grupo fará a abertura com o Recitalcenopoético – Oração de Mãe, baseado em texto de Gabriel Chalita. Sem dúvida, o Grupo Dias de Teatro tem se destacado pela qualidade dos espetáculos que realiza na cidade e por enobrecer ainda mais a cultura aracatiense. Desde já agradecemos a todos os integrantes do grupo, bem como à Irmã Diretora Rosalie Vieira e toda a congregação das Filhas da Caridade pela agradável parceria.

Celebração de Coroação de Nossa Senhora Participação Especial: Grupo Dias de Teatro Local: Solar das Clotildes (Rua Grande, 268) Horário: 20h


Veja as Fotos


Atores: Vinícius dos Santos e Pâmela Lima.

Atores: André Juarez, Amélia Gomes e Mirela Cavalcante.

Atores: Winicius Sena e Valessa dos Santos.


Atores: Rafael e Pâmela Lima.

RecitalCenopoético com o Grupo Dias de Teatro- ISJ.

Atores: André Juarez e Pâmela Lima.

Atores: Bruno Brasil, Brena Guimarães e Rafael Lima.

Atores: Nilberto Neto, Amélia Gomes e Mirela Cavalcante.
sábado, 23 de maio de 2009
O Instituto São José-ISJ é indubitavelmente um reduto de grandes artistas. Presente em Aracati há mais de seis décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade, o ISJ é um referencial não só para educação como também para a história do teatro em Aracati. Esta afirmativa pode ser verificada nas ações empreendidas pelo Grupo Dias de Teatro, composto por jovens alunos vicentinos.
O Grupo Dias soma em seu repertório diversas montagens entre as quais se destacam as peças: “O Vento e o Tempo”, “Via-Sacra”; “Saga Vicentina”; “Os Viajantes”. O Grupo, sob a orientação da atriz Silvanise Ponciano, é composto por crianças e adolescentes, alunos do ISJ, que se vêem envolvidas no universo plural do teatro. Ali os jovens aprendem além do trabalho de ator, a confeccionar os próprios objetos de cena (cenários, adereços etc.) utilizados em cada montagem.

O teatro do Grupo Dias transcende a prática pedagógica efetivada no ISJ, se relacionando com eventos de grande porte realizados em Aracati numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história.

Este ano, às vésperas do natal, o Grupo Dias estreou a peça “Ilustríssimos Senhores”. O texto de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. A busca por um lugar seguro para o Menino nascer é reforçada por questionamentos sócio-políticos muito bem articulados no texto através das personagens: Senhor de Terras, Burguês e Mulher do Povo. A temática do nascimento do Menino Jesus, no texto de Ilustríssimos Senhores, reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens.

Para além da poesia proposta pelos autores pernambucanos está à imagem fantástica desenhada com a montagem do Grupo Dias. Chama a atenção o cuidado do artista Ricardo Freitas, que assina o figurino, expresso na escolha das cores e materiais. O sucesso da peça se deve ainda a participação de um time de peso composto pelo artista plástico Hélio Santos e Edson Virginio responsáveis pelos adereços e maquiagem respectivamente e de um elenco vivaz, composto por 19 jovens atores.

Ilustríssimos Senhores é fruto de árduo trabalho, colhido no labor das aulas de teatro e nos anos de vivência teatral da diretora do espetáculo, Silvanise Ponciano. Um espetáculo para o bem dos olhos e da alma.


Ilustríssimos Senhores
Dia 24/05, às 12h. Colégio Imaculada Conceição - Fortaleza

Veja as fotos

Atores: Rafael Lima, Amélia Gomes e Marcondes Lima encenam o espetáculo: Ilustríssimos Senhores em Fortaleza no evento MARIAMA - 2009


Grupo Dias em momento fotográfico - 2009

Atores: Marcondes Lima e Amélia Gomes - 2009

Ator: Rafel Lima em seu personagem: O Anjo Gabriel - 2009

Grupo Dias de Teatro - 2008.

sábado, 16 de maio de 2009
O Grupo Dias de Teatro, apresenta de maneira poética: história, arte, cultura, povo e saberes. O Vento e o Tempo segue o caminho da aragem, seus sabores e dissabores. O Vento como condutor dos fatos de priscas eras até os dias atuais.



"Esse espetáculo é um conto, é um canto, tonto, desalento.







Encantamento. História, memória, repente, canção, rinção, presente.


O canto dos ventos pelos recantos da cidade mãe.


O conto presente da terra dos ventos.





Do que nasce, do vive, do que morre."





"Trecho da peça O Vento e o Tempo de Marciano Ponciano

Grupo Dias de Teatro
O Vento e o Tempo
15/05/2009
Centro Histórico de Aracati- Casa da Câmara e Cadeia
quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Faculdade do Vale do Jaguaribe, através do curso de graduação em Enfermagem será sede do VI Congresso Cearense de Enfermagem, 21ª Convenção Interiorana de Enfermagem e VI Mostra de Enfermagem, Talento e Arte cujo tema central é ENFERMAGEM - VALE A VIDA. Um evento de grande porte para a nossa cidade. Em parceria o Grupo Dias de Teatro apresentará o espetáculo: O Vento e o Tempo, no dia 15 de maio, às 20h em frente a Casa da Câmara e Cadeira - Rua Grande.
Sintam-se convidados a participarem conosco desse momento de aprofundamento científico e de integração!

Vá ao Teatro

O Grupo Dias de Teatro apresenta:O Vento e o Tempo
15 de maio de 2009
20h
Casa da Câmara e Cadeia - Rua Grande