sábado, 23 de maio de 2009
O Instituto São José-ISJ é indubitavelmente um reduto de grandes artistas. Presente em Aracati há mais de seis décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade, o ISJ é um referencial não só para educação como também para a história do teatro em Aracati. Esta afirmativa pode ser verificada nas ações empreendidas pelo Grupo Dias de Teatro, composto por jovens alunos vicentinos.
O Grupo Dias soma em seu repertório diversas montagens entre as quais se destacam as peças: “O Vento e o Tempo”, “Via-Sacra”; “Saga Vicentina”; “Os Viajantes”. O Grupo, sob a orientação da atriz Silvanise Ponciano, é composto por crianças e adolescentes, alunos do ISJ, que se vêem envolvidas no universo plural do teatro. Ali os jovens aprendem além do trabalho de ator, a confeccionar os próprios objetos de cena (cenários, adereços etc.) utilizados em cada montagem.

O teatro do Grupo Dias transcende a prática pedagógica efetivada no ISJ, se relacionando com eventos de grande porte realizados em Aracati numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história.

Este ano, às vésperas do natal, o Grupo Dias estreou a peça “Ilustríssimos Senhores”. O texto de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. A busca por um lugar seguro para o Menino nascer é reforçada por questionamentos sócio-políticos muito bem articulados no texto através das personagens: Senhor de Terras, Burguês e Mulher do Povo. A temática do nascimento do Menino Jesus, no texto de Ilustríssimos Senhores, reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens.

Para além da poesia proposta pelos autores pernambucanos está à imagem fantástica desenhada com a montagem do Grupo Dias. Chama a atenção o cuidado do artista Ricardo Freitas, que assina o figurino, expresso na escolha das cores e materiais. O sucesso da peça se deve ainda a participação de um time de peso composto pelo artista plástico Hélio Santos e Edson Virginio responsáveis pelos adereços e maquiagem respectivamente e de um elenco vivaz, composto por 19 jovens atores.

Ilustríssimos Senhores é fruto de árduo trabalho, colhido no labor das aulas de teatro e nos anos de vivência teatral da diretora do espetáculo, Silvanise Ponciano. Um espetáculo para o bem dos olhos e da alma.


Ilustríssimos Senhores
Dia 24/05, às 12h. Colégio Imaculada Conceição - Fortaleza

Veja as fotos

Atores: Rafael Lima, Amélia Gomes e Marcondes Lima encenam o espetáculo: Ilustríssimos Senhores em Fortaleza no evento MARIAMA - 2009


Grupo Dias em momento fotográfico - 2009

Atores: Marcondes Lima e Amélia Gomes - 2009

Ator: Rafel Lima em seu personagem: O Anjo Gabriel - 2009

Grupo Dias de Teatro - 2008.

3 comentários:

Grupo Dias de Teatro disse...

Sinto-me cada vez mais feliz em ter um Grupo de jovens e crianças tão responsáveis e talentosos. Cada montagem é uma emoção. Sabemos da grande dificuldade que vivenciamos a cada trabalho, mais o resultado é gratificante e prazeroso. Obrigada meus queridos Filhos-Atores. Parabéns por mais uma brilhante encenação.

Silvanise Ponciano

Valessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvanise Ponciano disse...

Sinto-me cada vez mais feliz em ter um Grupo de jovens e crianças tão responsáveis e talentosos. Cada montagem é uma emoção. Sabemos da grande dificuldade que vivenciamos a cada trabalho, mais o resultado é gratificante e prazeroso. Obrigada meus queridos Filhos-Atores. Parabéns por mais uma brilhante encenação.

Silvanise Ponciano