sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Clique para Ampliar

CENA DA PEÇA natalina "Ilustríssimos Senhores", que começa a ser encenada, hoje, na cidade de Aracati, em homenagem ao Natal. Amanhã se apresenta na Casa da Câmara (rua Grande) e segue até o próximo dia 26
Foto: DIVULGAÇÃO

11/12/2009

O nascimento de Jesus Cristo é encenado por 20 jovens de Aracati. A peça na cidade entra em cartaz hoje

Aracati. O período natalino no Interior é assim: os eventos comerciais geralmente anunciam Papai Noel, e os eventos culturais anunciam encenações do nascimento do Menino Jesus. Em Aracati, 20 jovens estudantes encenam a peça teatral de enredo universal. Com "Ilustríssimos Senhores", texto consagrado de dois pernambucanos, o Grupo Dias de Teatro dramatiza, mas de forma engraçada, o nascimento de Jesus Cristo. A peça entra em cartaz hoje e vai até depois do Natal.

"Lá se foi a ilusão. Agora fica a verdade: Zé, operário da serra, Maria, sua mulher, o céu igual ao de hoje. A gruta, um canto qualquer perdido no meio do mundo. Lugar sujo e apertado, assim como uma tapera abandonada no mato ou um mocambo no mangue. Enfim, um lugar tão feio, tão sem status e nobreza que nenhuma imobiliária botava ali sua tenda pra lotear e vender (...) Maria era calada, vivia lá no seu canto, mas, se quisesse, podia ter tido fama no mundo, pois sabia traçar versos, era grande repentista...". A fala é do arcanjo Gabriel, personagens como os três reis magos, os pastores, o burguês e a ´mulher do povo´.

O texto da peça, de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi, remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. O texto tem três décadas - vencedor do prêmio de comédia do XI Concurso Nacional de Dramaturgia de 1979 -, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento de 2009 anos.

"A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos muito bem articulados no texto por meio das personagens. A temática do nascimento do Menino Jesus, no texto de ilustríssimos senhores, reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens", coloca Silvanise Ponciano, diretora do espetáculo, que é realizado pelo Instituto São José (IJS) de Aracati, já considerado um reduto de artistas. Presente em Aracati há seis décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade.

De acordo com Silvanise, cada um que participa direta ou indiretamente da peça coloca seu talento: o cuidado do artista Ricardo Freitas, que assina o figurino, expresso na escolha das cores e materiais; os artistas plásticos Hélio Santos e Edson Virgínio, responsáveis pelos adereços e maquiagem, respectivamente, além dos 20 atores e estudantes vicentinos do instituto religioso-educativo.

O Instituto São José (ISJ) é indubitavelmente um reduto de grandes artistas. Presente em Aracati há mais de seis décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade, o ISJ é um referencial não só para educação como também para a história do teatro em Aracati. Esta afirmativa pode ser verificada nas ações empreendidas pelo Grupo Dias de Teatro, composto por jovens alunos vicentinos. O grupo soma em seu repertório diversas montagens entre as quais se destacam as peças: "O Vento e o Tempo", "Via-Sacra"; "Saga Vicentina"; "Os Viajantes", "Aracaty", "O Filho Pródigo", "Oração de Mãe". Sob a orientação da atriz Silvanise Ponciano, é composto por crianças e adolescentes, alunos do ISJ. O espetáculo é apresentado hoje na Unimed, amanhã na Casa da Câmara (Rua Grande) e segue até o próximo dia 26.

Trabalho

"A peça é fruto de árduo trabalho, colhido no labor das aulas de teatro e em nome de história tão nobre"
Silvanise Ponciano
Diretora do espetáculo

MAIS INFORMAÇÕES
Grupo Dias de Teatro
www.grupodiasdeteatro.blogspot.com
Aracati-Ce
Vale do Jaguaribe


Melquíades Júnior
Colaborador

3 comentários:

Marciano disse...

O Grupo Dias de Teatro, representa muito para o Aracati. Os jovens atores do grupo Dias constituem uma representação inconteste de que Aracati é uma cidade de grandes expressões artísticas. "Ilustríssimos Senhores" é uma peça que toca a todos pela simplicidade e beleza. Parabéns ao Diário do Nordeste pela matéria. Parabéns a Silvanise Ponciano pela coragem, ao Instituto São José pelo apoio a esta iniciativa.

Mirella disse...

Parabéns ao grupo! Parabéns a Silvanise! Parabéns ao ISJ e Parabéns ao Aracati! Vocês são maravilhosos!
Oh saudade grande...

Márcio Monteiro disse...

Silvanise, es muito especial pois fazer cultura no Aracati é remar contra a mare eu até diria que voce é a cultura, um grande abraço, um feliz natal e um ano vindouro cheio de realizações.