domingo, 1 de novembro de 2009



Homem forte nas decisões, defensor de seu município, o jornalista e historiador Antônio Figueiredo Monteiro, foi correspondente do O POVO por mais de 40 anos. Ontem, 31 de outubro, teve início a programação que homenageia Antônio Monteiro (in memorian). A abertura oficial contou com apresentações dos grupos teatrais da cidade de Icapuí no Instituto do Museu Jaguaribano, instituição da qual foi sócio-fundador. As comemorações prosseguem até o dia 30 novembro.

A abertura dos festejos alusivos ao centenário de nascimento do jornalista Antônio monteiro contou ainda com a exibição de vídeos e depoimentos de personalidades de Aracati. De acordo com o filho do homenageado, professor Raimundo Nonato Ribeiro Monteiro, toda a programação foi pensada para preservar a memória de Antônio Figueiredo, que contribuiu para várias melhorias na cidade de Aracati. ``Como correspondente no Interior, ele nunca foi defensor dos interesses do prefeito, mas sim da população``, disse o filho, que ressalta sua forte atuação na preservação de prédios históricos do Município.

A noite de abertura contou com o brilhantismo da apresentação de Marquinhos Calungueiro- filho do mestre da cultura Gilberto Calungueiro-, além de peças de teatro de rua, apresentações de embolada, repente e outras atrações. Na segunda-feira, dia 2, a programação começa às 9 horas, com a inserção de placas com o nome do jornalista em ruas e nas residências onde ele nasceu e morou. À noite, haverá missa do centenário de nascimento de Antônio Figueiredo, na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, que será celebrada por monsenhor Diomedes de Carvalho e padre Antônio Lopes de Lima. Dia 3, terça-feira, será a vez dos artistas aracatienses homenagearem o jornalista numa vasta programação cultural na sede do Museu às 20h. No Instituto do Museu Jaguaribano, uma exposição estará aberta ao público, com peças que reconstroem a vida e a obra do jornalista, fotografias do homenageado; reportagens de jornais, crônicas e artigos do homenageado; documentos; jornais antigos do Aracati; reportagens sobre Icapuí e suas comunidades. A exposição ficará em cartaz durante um mês.

Grupo Dias
Dia 03 de novembro
20h
Instituto do Museu Jaguaribano

Não Percam!!!

0 comentários: