quinta-feira, 9 de abril de 2009



Aracati vivencia o período da quaresma e o início da Semana Santa. Diversos artistas se organizam em montagens que buscam reviver a via-crúcis do Senhor. Somente o Grupo Frente Jovem está a 21 anos em cartaz com a Paixão de Cristo. As dificuldades são as mesmas vivenciadas ao longo do ano. Todavia o teatro aracatiense ganha destaque como parte das manifestações culturais próprias a esta data.


Assim é a tradicional via-sacra. No Instituto São José, um grupo de aproximadamente 20 adolescentes entre 12 e 18 anos integram o Grupo Dias de Teatro e realizam a via sacra há seis anos. O teatro do Grupo Dias ganha o centro histórico de Aracati e seus principais bairros num espetáculo a céu aberto. Chama a atenção o primoroso figurino, cenografia e adereços cuidadosamente confeccionados pelos alunos do Instituto São José sob a orientação da arte educadora Silvanise Ponciano que assina a direção do espetáculo.

No Instituto Waldemar Falcão a via sacra também é parte do seu calendário cultural. Ali o Grupo Multifaces organiza sua montagem buscando estabelecer paralelos entre passado e presente a fim de fazer refletir sobre valores como fraternidade, amor, violência e paz.

Em Quixaba pescadores, assim como eram os discípulos de Jesus, assumem papéis de destaque como atores na montagem da Paixão de Cristo. A peça se desenrola entre os cenários dispostos ao longo da praia de Quixaba. Os cenários construídos em alvenaria tornaram-se referenciais naquela pacata praia a 15 km de Aracati. A ressurreição de Cristo por entre as falésias é, sem dúvida alguma, o momento mais belo do espetáculo.

Aracati é uma cidade de grandes paixões.


Programe-se:


Frente Jovem
9 e 10- Largo da Igreja Matriz, em Aracati às 20h.


Grupo Dias de Teatro
7- Rua Grande às 8h
8- Cel. Alexandrino/Rua Grande às 8h.
Campo São Francisco/Praça Dom Luis às 16h.
9- São José de Jaguaruana às 16h.

Grupo Multifaces
8- Auditório das Salesianas às 20h. Ingresso: R$ 1,00.

Quixaba
10- Praia de Quixaba, a 15 km de Aracati, às 17h.

4 comentários:

Marciano Ponciano Virginio disse...

Viva a diversidade e a pluralidade cultural de Aracati

Aracati por si se revela. Gostaria de parabenizar aos grupos de teatro, incansáveis operários de nossa cultura, por mais esta importante inserção em nosso calendário. Em especial, parabenizo, o Grupo Dias de Teatro pela vivacidade de seus trabalhos e protagonismo dos jovens atores.

Socorrinha Souza disse...

Parabéns!

Querida Amiga, Silvanise, parabéns pelo belíssimo espetáculo. Eu e meus alunos adoramos ! Foi uma Via-Sacra diferente da que eles costumam ver. Estava tão real que muitos acreditaram ser uma realidade. Serviu pra um momento de reflexão, apesar da pouca idade deles.Desejamos assistir muitos outros iguais a esse. Parabéns a todos os atores. Sucesso!

Mikael disse...

Parabens!

A cada ano que passa, o espetáculo "Via-Sacra" vai ficando cada vez mais belo de se ver. Todo ano, Silvanise Ponciano e os alunos do São José,fazem o possível e o impossível para conseguir mostrar um espetáculo, belo, bem feito, e gostoso de se ver- e sempre conseguem. Infelizmente, esse ano eu não pude ver, mas espero ter a oportunidade de ainda, esse ano, ver algum espetáculo do grupo Dias de Teatro, no qual sou fã de carteirinha.
Apesar de não ter visto o espetáaculo, tenho certeza de que ele ficou esplêndido, queria parabenizar a Silvanise por todo o esforço e aos alunos do ISJ, que sempre são os melhores, em termos de espetáculos.
Parabéns!

LIDIANE disse...

PARABÉNS...

A todos aqueles que incansavelmente lutam para mantar a cultura de nosso povo viva. Parabéns ao Grupo Lua Cheia por mais esta iniciativa. O site é uma verdadeira aula de cultura. Espero que mais pessoas possam acompanhar o desenvolvimento do trabalho de vocês.
Parabéns...