segunda-feira, 23 de março de 2009

O grupo Dias de Teatro, do Instituto São José, sob a direção da professora Silvanise Ponciano, há cinco anos vem transformando o centro histórico de Aracati em um grande teatro a céu aberto, durante a encenação da Via Sacra. Os alunos vicentinos percorrem as ruas da cidade levando emoção a uma platéia atenta, na Semana Santa. Os moradores transformam-se em figurantes, abrindo as portas de suas casas para os alunos que param diante das residências refletindo sobre as estações do calvário percorrido por Jesus Cristo. Essencialmente composto por jovens estudantes do Instituto São José, o grupo constitui uma homenagem a Eduardo Alves Dias, médico, poeta e dramaturgo, um dos maiores incentivadores das manifestações culturais em nossa cidade.
Este ano o Grupo completou seis anos de existência e de muita persistência e determinação. Em nossas aulas trabalhamos com oficinas, projetos e vários espetáculos como: Brincando de Poesia, A Saga Vicentina de autoria de Marciano Ponciano, Aracati, Quem Conta Se Encanta, O Vento e o Tempo de autoria de Marciano Ponciano, Os Viajantes de autoria de Maria Clara Machado, Nossa Gratidão de autoria de Moacir Morran, Esquetes Teatrais, Ilustríssimos Senhores dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi...
Este ano apresentaremos a Via Sacra um espetáculo de cunho religioso, onde a sociedade Vicentina e Aracatiense através das cenas passam a reviver o grande sofrimento de Jesus Cristo em sua via-crucis.


Silvanise Ponciano
Atriz e arte educadora

4 comentários:

Marciano Ponciano disse...

Aracati por si se revela. Gostaria de parabenizar aos grupos de teatro, incansáveis operários de nossa cultura, por mais esta importante inserção em nosso calendário. Em especial, parabenizo, o Grupo Dias de Teatro pela vivacidade de seus trabalhos e protagonismo dos jovens atores.

Socorrinha Souza disse...

Querida Amiga, Silvanise, parabéns pelo belíssimo espetáculo. Eu e meus alunos adoramos ! Foi uma Via-Sacra diferente da que eles costumam ver. Estava tão real que muitos acreditaram ser uma realidade. Serviu pra um momento de reflexão, apesar da pouca idade deles.Desejamos assistir muitos outros iguais a esse. Parabéns a todos os atores. Sucesso!

Mikael disse...

A cada ano que passa, o espetáculo "Via-Sacra" vai ficando cada vez mais belo de se ver. Todo ano, Silvanise Ponciano e os alunos do São José,fazem o possível e o impossível para conseguir mostrar um espetáculo, belo, bem feito, e gostoso de se ver- e sempre conseguem. Infelizmente, esse ano eu não pude ver, mas espero ter a oportunidade de ainda, esse ano, ver algum espetáculo do grupo Dias de Teatro, no qual sou fã de carteirinha.
Apesar de não ter visto o espetáaculo, tenho certeza de que ele ficou esplêndido, queria parabenizar a Silvanise por todo o esforço e aos alunos do ISJ, que sempre são os melhores, em termos de espetáculos.
Parabéns!

Lidiane disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.