terça-feira, 30 de dezembro de 2008


O Instituto São José-ISJ é indubitavelmente um reduto de grandes artistas. Presente em Aracati há mais de seis décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade, o ISJ é um referencial não só para educação como também para a história do teatro em Aracati. Esta afirmativa pode ser verificada nas ações empreendidas pelo Grupo Dias de Teatro, composto por jovens alunos vicentinos.


O Grupo Dias soma em seu repertório diversas montagens entre as quais se destacam as peças: “O Vento e o Tempo”, “Via-Sacra”; “Saga Vicentina”; “Os Viajantes”. O Grupo, sob a orientação da atriz Silvanise Ponciano, é composto por crianças e adolescentes, alunos do ISJ, que se vêem envolvidas no universo plural do teatro. Ali os jovens aprendem além do trabalho de ator, a confeccionar os próprios objetos de cena (cenários, adereços etc.) utilizados em cada montagem.

O teatro do Grupo Dias transcende a prática pedagógica efetivada no ISJ, se relacionando com eventos de grande porte realizados em Aracati numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história.

Este ano, às vésperas do natal, o Grupo Dias estreou a peça “Ilustríssimos Senhores”. O texto de autoria dos pernambucanos Jairo Lima e Lúcio Lombardi remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação. A busca por um lugar seguro para o Menino nascer é reforçada por questionamentos sócio-políticos muito bem articulados no texto através das personagens: Senhor de Terras, Burguês e Mulher do Povo. A temática do nascimento do Menino Jesus, no texto de Ilustríssimos Senhores, reforça o verdadeiro sentido do Natal: a paz e a fraternidade entre os homens.

Para além da poesia proposta pelos autores pernambucanos está à imagem fantástica desenhada com a montagem do Grupo Dias. Chama a atenção o cuidado do artista Ricardo Freitas, que assina o figurino, expresso na escolha das cores e materiais. O sucesso da peça se deve ainda a participação de um time de peso composto pelo artista plástico Hélio Santos e Edson Virginio responsáveis pelos adereços e maquiagem respectivamente e de um elenco vivaz, composto por 19 jovens atores.

Ilustríssimos Senhores é fruto de árduo trabalho, colhido no labor das aulas de teatro e nos anos de vivência teatral da diretora do espetáculo, Silvanise Ponciano. Um espetáculo para o bem dos olhos e da alma.


Ilustríssimos Senhores
Dia 27- Igreja do Bonfim, às 20h;
Dia 31- Av. Cel. Alexanzito (Rua Grande), 841. Início às 20h:30min. Exibição ao ar livre

5 comentários:

escrito por Marília Costa de Souza disse...

Ilustríssimos jovens atores

É muito gratificante ver em Aracati ilustres jovens divulgadores da boa arte. Tive oportunidade de ver o espetáculo, que une texto peculiar, figurino e adereços marcantes, direção impecável e atuação disciplinar. Parabéns aos ilustríssimos atores e cabe ao povo aracatiense também perceber a riqueza deste e de outros espetáculos dos filhos da terra.

Eugênio Costa disse...

Ilustríssimas senhoras, ilustríssimos senhores...

É com um prazer inesgotável que venho aqui, nesta página, comentar o que é realmente fazer acontecer o teatro nesta cidade.
A releitura cênica do Natal nesta peça é surpreendente. Com um contexto social bem característico do Nordeste, o espetáculo mostra as disparidades que teriam encontrado Maria e José para o nascimento do Salvador da humanidade, se aqui fosse Belém.
E tudo isso com a competência da direção da tia Silvanise; da encenação dos meus nobres colegas e amigos alunos do ISJ; com a colaboração dos artistas aracatienses Ricardo Freitas, Hélio Santos, Marciano Ponciano, etc; além do amor dos pais dos pequenos e grandes atores.
Enfim, é pouco afirmar que as ilustríssimas senhoras, e ilustríssimos senhores devem e merecem prestigiar uma peça que digo, por mim, magnífica.

Vá ao teatro, pois "o teatro pode fazer mais que imitar a vida!"

Socorro Souza disse...

Parabéns!

Vocês não fazem idéia do quanto tornam melhores os nossos dias, com a arte de vcs. Adorei o espetáculo, aliás é sempre muito bom sair de casa pra assistir os espetáculos do Lua Cheia ou do Grupo Dias de Teatro. O fugurino está belíssimo ! Parabéns aos figurinistas! Parabéns à diretora ! Parabéns aos atores! É um espetáculo maravilhoso!

Antero Pereira disse...

O Teatro Para o Povo

Foi realmente comovente assistir a peça encenada pelos "meninos e meninas" do Grupo Dias que tem na direção a talentosa Silvanise Ponciano. Chega a emocionar tanta dedicação ao teatro, feito com parcos recursos e com tanto entusiasmo e sensibilidade. Fiquei feliz em ver nas ruas do nosso Aracati a arte ser exposta com tanta qualidade e grande competência. Parabéns Silvanise e todo o Grupo. Continuem.

Regina Moreira disse...

Esse GRUPO vai longe!


É comovente ver tanto zelo pelo teatro,vocês emocionam a cada montagem ,cada espetáculo é uma surpresa.Ilustríssimos Senhores é a prova que a superação faz parte de cada ator e da atriz e diretora Silvanise Ponciano.Parabéns e que continuem nos proporcionando tanta alegria.