quinta-feira, 27 de outubro de 2011


O Instituto São José (ISJ) é indubitavelmente um reduto de grandes artistas. Presente em Aracati há mais de oito décadas, no trabalho realizado pelas irmãs de caridade, o ISJ é um referencial não só para educação como também para a história do teatro em Aracati.




O Grupo denomina Dias sob duas significações: Homenagem ao Dr. Eduardo Alves pela estreita relação com a história do Instituto São José e por ser, o mesmo, uma das personalidades de grande influência no passado cultural de Aracati, erudito e popular. O outro significado tem relação com a dinâmica do grupo e seus encontros diários, estreitamente ligados à filosofia vicentina.






O teatro do Grupo Dias tem a frente a diretora Silvanise Ponciano, assim o grupo reafirma, e ao mesmo tempo transcende a prática pedagógica efetivada no Instituto São José, dada a sua presença marcante em eventos de grande porte realizados em Aracati, numa perspectiva do teatro como elemento transformador do cidadão, sujeito de sua história.


Outra vertente do grupo que merece destaque é a sua atuação em defesa da memória e patrimônio cultural da cidade de Aracati. Assim sendo, história e educação se mesclam na perspectiva da promoção do conceito de educação patrimonial.


E este ano ao completar seu oitavo ano de existência na cidade dos Bons Ventos, tem a honra e a gratidão de homenagear a sua cidade com os três espetáculos que foram marcos na história do Grupo e elevou a cidade de Aracati para além das fronteiras. São eles: SAGA VICENTINA retratando a vida dos fundadores do Instituto São José, A PAIXÃO DE CRISTO que foi contemplado no VI Edital Ceará da Paixão e a SAGRADA FAMILIA onde enfatiza o amor.

Parabéns Grupo Dias e o ARACATI.