SOBRADO DO BARÃO- Desfazendo um equívoco. |
Por Antero Pereira Filho | |
17 de maio de 2008 | |
Antero Pereira Filho, em seu artigo "Sobrado do Barão: Desfazendo um equívoco" vem nos apresentar fontes historiográficas sobre o sobrado sito à rua Cel. Alexanzito, 743, em Aracati, hoje sede do Instituto do Museu Jaguaribano, comumente mencionado como antiga residência do Barão de Aracati. É sobre esta referência que Antero Pereira Filho busca questionar a veracidade da alegativa. A sua pesquisa visa tão somente esclarecer o que considera um "equívoco histórico", tendo em vista que o Barão de Aracati não nascera no citado prédio, nem tampouco ali residira. Ao longo do artigo busca esclarecer o assunto, em sua tese, embasado em pesquisa realizada nos cartórios de Aracati e em diversos documentos e jornais antigos que registram a história do sobrado e sua utilização ao longo da história. Para realizar este trabalho Antero Pereira Filho contou com as participações dos senhores Raimundo Cassemiro e Raimundo Ferreira de Lima. O artigo "Sobrado do Barão: Desfazendo um equívoco" será apresentado em três partes, a serem publicadas quinzenalmente.
Sobrado do Barão: Desfazendo um equívoco.
Em visita ao Aracati em Dezembro de 1951, o jornalista João da Granja escreveu um artigo para o jornal Gazeta do Jaguaribe, publicado por Dr. Abelardo Gurgel Costa Lima, com o título: “Dormi num Sobrado.” Nesse artigo, o jornalista narrava suas impressões sobre a cidade de Aracati e mui especialmente a respeito do sobrado onde pernoitou. “Desfazendo um Equivoco”.
João do Carmo Chaves Filho. Na retificação ao artigo do jornalista João da Granja, nosso conterrâneo o Sr. João do Carmo Chaves Filho esclarece somente uma parte da história do importante sobrado. Realmente é verdadeira a afirmação de que não foi no sobrado chamado do Barão onde nasceu José Pereira da Graça, nem foi por ele construído o imponente prédio. No entanto, não é verdadeira a afirmação de que nele tenha residido o Antônio Candido Antunes de Oliveira o Barão de Messejana.
¹ Antonio Candido Antunes de Oliveira ² Atualmente Galeria Marcelo.
(A segunda parte deste artigo será publicada muito em breve. Aguarde.) |