quinta-feira, 9 de abril de 2009



Aracati vivencia o período da quaresma e o início da Semana Santa. Diversos artistas se organizam em montagens que buscam reviver a via-crúcis do Senhor. Somente o Grupo Frente Jovem está a 21 anos em cartaz com a Paixão de Cristo. As dificuldades são as mesmas vivenciadas ao longo do ano. Todavia o teatro aracatiense ganha destaque como parte das manifestações culturais próprias a esta data.


Assim é a tradicional via-sacra. No Instituto São José, um grupo de aproximadamente 20 adolescentes entre 12 e 18 anos integram o Grupo Dias de Teatro e realizam a via sacra há seis anos. O teatro do Grupo Dias ganha o centro histórico de Aracati e seus principais bairros num espetáculo a céu aberto. Chama a atenção o primoroso figurino, cenografia e adereços cuidadosamente confeccionados pelos alunos do Instituto São José sob a orientação da arte educadora Silvanise Ponciano que assina a direção do espetáculo.

No Instituto Waldemar Falcão a via sacra também é parte do seu calendário cultural. Ali o Grupo Multifaces organiza sua montagem buscando estabelecer paralelos entre passado e presente a fim de fazer refletir sobre valores como fraternidade, amor, violência e paz.

Em Quixaba pescadores, assim como eram os discípulos de Jesus, assumem papéis de destaque como atores na montagem da Paixão de Cristo. A peça se desenrola entre os cenários dispostos ao longo da praia de Quixaba. Os cenários construídos em alvenaria tornaram-se referenciais naquela pacata praia a 15 km de Aracati. A ressurreição de Cristo por entre as falésias é, sem dúvida alguma, o momento mais belo do espetáculo.

Aracati é uma cidade de grandes paixões.


Programe-se:


Frente Jovem
9 e 10- Largo da Igreja Matriz, em Aracati às 20h.


Grupo Dias de Teatro
7- Rua Grande às 8h
8- Cel. Alexandrino/Rua Grande às 8h.
Campo São Francisco/Praça Dom Luis às 16h.
9- São José de Jaguaruana às 16h.

Grupo Multifaces
8- Auditório das Salesianas às 20h. Ingresso: R$ 1,00.

Quixaba
10- Praia de Quixaba, a 15 km de Aracati, às 17h.